LIDERANÇA DE PRINCÍPIOS


            O líder precisa de paciência, entusiasmo, motivação própria e capacidade de motivar os outros a fim de exercer as funções de planejar, coordenar, organizar e controlar! O exercício destas funções, entretanto, pressupõe uma cosmovisão ou uma visão de mundo.
            As quatro cosmovisões mais conhecidas são a narrativa judaico-cristã exposta na Bíblia e no Novo Testamento, a islâmica explicitada no Corão, a marxista resultante da lei do materialismo histórico e dialético e a científica, resultante das experiências verificadas mediante demonstração e comprovação.
            A moral natural, por sua vez, indica quatro regras: fazer o bem e evitar o mal, viver honestamente, não lesar o próximo e dar a cada um aquilo que lhe é devido.
            A ética clássica diz que a felicidade é um estado de espírito que se adquire pela prática da virtude, um meio termo entre o excesso e a falta. Nesta linha, a justiça é a virtude mais perfeita, ao lado da prudência, da coragem e da temperança.
            A História consagra valores, a liberdade, a igualdade, a fraternidade, o direito à vida, o direito à busca da felicidade, o direito ao meio ambiente saudável e a democracia como valor universal. É possível estudar a formação histórica dos direitos humanos e as formações sociais do escravagismo, do feudalismo e do capitalismo.
            É possível distinguir, ainda, dois sistemas de coordenação das decisões econômicas: o do planejamento centralizado no Estado e o do sistema de preços formados nos mercados segundo a lei da oferta e da procura.
            Sabe-se que o poder ora se baseia nas tradições, ora adquire uma feição racional burocrática, ora se baseia em um líder carismático capaz de manipular os anseios do povo em benefício dele próprio.
            Finalizo com o princípio da subsidiariedade. O Estado só deve intervir quando os particulares não souberem realizar, não tiverem interesse ou não possuírem os recursos necessários à atividade. No mais, a intervenção estatal é paternalismo que os adultos devem combater.

             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MELHOR FORMA DE COMBATER A CORRUPÇÃO

OS QUATORZE PRINCÍPIOS DO ART. 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O FUTURO DA DEMOCRACIA, ELETRÔNICA!