MARIA ELISA



            Corria o dia 27 de fevereiro de 1987, uma sexta-feira, Maria Elisa e eu lideramos uma passeata de inquilinos intranquilos com o fim do congelamento dos aluguéis, então decretado por Sarney, ano da moeda Cruzado, último dia, pois, de um ano de congelamento de todos os preços da economia. O Ministro da moeda Cruzado foi João Sayad, meu colega da economia da USP, onde entramos em 1964.

            O Movimento Permanente dos Inquilinos Intranquilos, organizado por Maria Elisa, repercutiu intensamente na mídia. Acabei como seu assessor jurídico, obrigado a acompanhar as questões relativas à moradia por força da função de assessor do então Secretário Executivo da Habitação do Governo Montoro, o, até hoje um amigo querido, o médico sanitarista José Carlos Seixas.

            Chamou-me a atenção, à época, a habilidade de Sarney e seu Consultor Geral, o advogado Saulo Ramos. Na segunda-feira Sarney publica um projeto de lei para uma nova lei do inquilinato, uma colcha de retalhos aglutinando as reivindicações de todos os setores interessados no tema, inquilinos, proprietários, construtores, administradores de condomínio, arquitetos, engenheiros, poder judiciário e quem mais pudesse se interessar.

            Com a medida Sarney deslocou o movimento, da rua para os debates nas rádios, televisões e imprensa. Mal dávamos conta de comparecer a todos. Mas o movimento esteve presente e participou da elaboração da nova lei do inquilinato, a Lei Federal n. 8245/1991, vigente até o momento, uma lei pacificadora dos conflitos até então muito agudos.

            Maria Elisa Jardim Barbosa merece esta recordação e a minha carinhosa homenagem.

Comentários

Marilia Bello disse…
Olá Prof. Peixoto. Td bem? Estou fazendo uma pesquisa sobre a questão do aluguel e movimentos populares de moradia na Cidade de São Paulo. Estou pegando a questão histórica do movimento dos inquilinos e encontrei pouco material sobre o Mov. Permanente dos Inquilinos Intranquilos. Gostaria de saber se o senhor tem indicação de material. Meu email: mariliabelloarquitetura@gmail.com .

Obrigada

Marilia Bello

Postagens mais visitadas deste blog

A MELHOR FORMA DE COMBATER A CORRUPÇÃO

OS QUATORZE PRINCÍPIOS DO ART. 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O FUTURO DA DEMOCRACIA, ELETRÔNICA!