7 DE SETEMBRO DE 2011 A MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

Cheguei ao Masp, na Av.Paulista, lá pelas 10 horas da manhã. Logo encontrei a Ângela Barea, economista que conheci na passeata de outro 7 de setembro, a que a Carolina Araújo convocou pela Internet contra o mensalão.

Algumas alunas do Direito Mackenzie atrás de uma faixa, logo me viram e me chamaram. Parabenizei-as pela presença. Notei que não havia uma direção. Estávamos todos ali em razão da Internet.

Percebi uma universitária portando um megafone, pedi emprestado, subi na mureta em frente ao vão do Masp e, apoiado pela Vera Cecília, outra conhecida que acabara de encontrar, improvisei e discursei.

“Estamos aqui unidos por um sentimento comum. O sentimento de repulsa à corrupção. Possuímos um denominador comum, a indignação contra a corrupção..,” e fui por aí, aquecendo os presentes que respondiam com gritos, urras e entusiamadas palmas.

Claro que tive de dar entrevistas logo a seguir. Nem sei pra quem, a não ser uma jornalista que me deu seu cartão, Luciana Quierati, também blogueira –www.terradasboasideias.blogspot.com
http://terradasboasideias.blogspot.com/2011/09/os-caras-pintadas-pedem-independencia.html


Já havia passado o microfone a um recém formado em Direito pela Faap que também veio pelo Facebook. Ele e dois outros universitários assumiram a direção da passeata que saiu do Masp, atravessou a Augusta, cruzou a Paulista e voltou ao Masp.

As palavras de ordem mais gritadas foram:

“Não, não, não. Não à corrupção”.

“Político ladrão, seu lugar é na prisão”.

“Não à corrupção, queremos mais dinheiro pra saúde e educação”.

“Acorda brasileiro, estão roubando o seu dinheiro”.

“Um, dois, mil, a revolta já ta começando no Brasil”, entre outras.

O incansável militante da cidadania Luis Andreoli estava lá, conheci a Celina Marrone, presidenta nacional do Voto Consciente, que me cumprimentou pela fala inicial e me convidou para o movimento que lidera.

Fiquei muito feliz com o entusiasmo cívico das aproximadamente mil pessoas que estimo compareceram. E, em especial, por ter encontrado alguns alunos e alunas, a Luma, a Mariana, a Evelyn e muitos outros mackenzistas. Um dos rapazes me disse: “tenho muito orgulho do senhor”. Depois, às tantas, uma senhora se aproximou e no mesmo sentido: “seus alunos virem é o maior orgulho, parabéns”.

Vários do Anonimous estavam presentes, cobrindo seus rostos com máscaras coloridas e vestindo capas pretas.

Recebi três panfletos: “Democracia Direta”, “Protestar sem confrontar a polícia” e “Independência?”.

Acompanhamos a passeata em quatro, a Ângela Barea, o Francisco Aneas, o Roberto Baquero e eu. Terminada, fomos ao Xodó na Al. Ministro Rocha Azevedo, comemos uns sanduíches, conversamos bastante e voltamos às 14 horas para uma segunda que saiu do Masp e repetiu a primeira.

Soube que às 17 horas a escola de samba “Unidos contra a corrupção” iria sair da Pça Osvaldo Cruz, o que deve estar acontecendo agora, uma vez que são 17,45 horas no meu relógio...

Aprove-se a lei da transparência e condene-se a quadrilha do mensalão!

ABAIXO A CORRUPÇÃO, É O GRITO DA NAÇÃO!

Comentários

Unknown disse…
Oi, Professor!

Estive e vi o Sr. discursar, foi muito bom, espero lhe encontrar nos próximos, também conheci muito gente boa para enfrentar a corrupção.
Luís Andreoli disse…
Caro Professor:
Sou suspeito em falar do Senhor, pois admiro a sua cultura, o seu engajamento, a sua retidão. Vê-lo também na "Marcha contra a corrupção", foi um prazer enorme! Gostei demais de ter participado do Ato. A Revista Veja deu um destaque formidável para ele e, se os jovens e adultos que alé estiveram, conseguir mobilizar ainda mais gente, creia, nós iremos dar um passo gigantesco rumo ao enfrentamento dos problemas nacionais!!!
Obrigado pela menção do meu nome, o que muito me envaidece.
Um grande abraço e parabéns pelo entusiasmo e liderança!
Luís Andreoli.
Blogger disse…
Obrigada pelo apoio nessa causa Professor.
Te entreguei o planfleto da Democracia Direta e chegamos a trocar algumas palavras, lembra?

Contamos com seu apoio no dia 12/09!

Laiane Santos (laiane_osantos@yahoo.com.br)

Postagens mais visitadas deste blog

A MELHOR FORMA DE COMBATER A CORRUPÇÃO

OS QUATORZE PRINCÍPIOS DO ART. 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O FUTURO DA DEMOCRACIA, ELETRÔNICA!