MASOQUISMO
Ao lado do masoquismo erógeno, como
condição imposta à excitação sexual – prazer no sofrimento - e do masoquismo
feminino, como expressão da natureza feminina, a terceira forma de masoquismo,
o moral, como norma de comportamento, “foi identificada pela psicanálise como
um sentimento de culpa” (p.181), na maior parte inconsciente, sem que o prazer
no sofrimento que caracteriza o masoquismo erógeno deixe de estar presente nas
duas outras formas, o feminino e o moral.
Esse sentimento de culpa, por sua
vez, manifesta-se nas fantasias masoquistas nas três formas; o indivíduo acha
que cometeu crime de natureza indefinida a ser expiado por penas
atormentadoras, uma racionalização que tem por trás “uma vinculação à
masturbação infantil” (p.182).
O pressuposto da distinção entre os
masoquismos, erógeno, feminino e moral assenta-se em algumas proposições: a
primeira, a de que os “processos mentais são governados pelo princípio do
prazer” (p.179) e a consequente evitação do desprazer, o que tornaria
incompreensível que se erigisse o sofrimento e o desprazer como objetivos
paralisantes do próprio princípio do prazer, como ocorre no masoquismo.
Nessa mesma linha, uma segunda
proposição é a de que o masoquismo aparece como um grande perigo, o que não
ocorre em relação ao seu correspondente, o sadismo. E, considerando, então, o
princípio do prazer como um vigia da nossa vida, para além, ainda, da nossa
vida mental, é preciso relacioná-lo “com as duas classes de instintos que
distinguimos, os instintos de morte e os instintos de vida eróticos
(libidinais)” (179).
A terceira proposição é a de que
certa visão não pode estar correta. A saber, a de uma tendência à estabilidade,
ao propósito de manter baixas as excitações que fluem para o aparelho psíquico,
o chamado princípio do Nirvana, de tal modo que o prazer se identifica com o
rebaixamento da tensão mental e o desprazer a uma elevação devida aos
estímulos, a fim de conduzir o sujeito ao estado inorgânico, um verdadeiro
instinto de morte, com a “função de fornecer advertências contra as exigências
dos instintos de vida – a libido – que tentam perturbar o sentido pretendido da
vida” (p. 180)... “Tal visão, porém, não pode estar correta” (p. 180). De fato,
há variações nas quantidades de estímulo, sendo a excitação sexual o mais
notável no aumento do prazer.
Neste diapasão, a quarta proposição
diz respeito à existência de um fator qualitativo na consideração do prazer e
do desprazer, para além do fator quantitativo, descrito como “tensão devida a
estímulo” (p.180).”Talvez seja o ritmo, a sequência temporal de mudanças,
elevações e quedas na quantidade de estímulo. Não sabemos” (p.180).
Uma quinta proposição, ainda, nos
indica que o princípio do Nirvana pertencente ao instinto de morte sofreu uma
modificação e se tornou o princípio do prazer por força do instinto de vida, da
libido, que se apodera de “uma cota na regulação dos processos da vida”
(p.180).
As considerações feitas nas cinco
proposições acima conduzem à compreensão de que o “princípio do Nirvana
expressa a tendência do instinto de morte; o princípio do prazer representa as
exigências da libido, e a modificação do último princípio, o princípio da
realidade, representa a influência do mundo externo.” (p. 180) Esses três
princípios toleram-se mutuamente embora conflitos apareçam em decorrência dos
diferentes objetivos de cada um deles: a redução da carga do estímulo, uma
característica qualitativa ou um adiamento da descarga do mesmo, quando se
tolera o desprazer da tensão, decorrente da postergação da descarga do
estímulo.
De todo modo, essas proposições que
compõe o pressuposto relativo à questão do masoquismo levam à conclusão de que
o princípio do prazer pode ser considerado o “vigia de nossa vida”. (p.181)
As fantasias do masoquismo de tipo
feminino nos homens, amiúde impotentes, levam à masturbação ou representam uma
satisfação sexual em si própria. Os comportamentos da vida real deles se
harmonizam às fantasias, quer como um fim em si, quer para induzir potência que
conduza ao ato sexual. Desejam ser
tratados como crianças pequenas, desamparadas e travessas. As fantasias em jogo
manifestam o desejo de “ser amordaçado, amarrado, dolorosamente espancado,
açoitado, de alguma maneira maltratado, forçado à obediência incondicional,
sujado e aviltado.” (p.181) Neste jogo, entretanto, há limites que impedem as
mutilações, uma ocorrência rara, especialmente em relação aos órgãos genitais e
aos olhos. Colocam-se em situação feminina de serem castrados, copulados ou
darem à luz um bebê, apontando para a vida infantil. Há, pois, uma superposição
do feminino e do infantil. O masoquismo feminino, no entanto, baseia-se no
masoquismo erógeno, primário, no prazer no sofrimento.
Esse masoquismo original, erógeno,
tem origem na função da libido. Esta “tem a missão de tornar inócuo o instinto
destruidor” (p. 183), desviando-o para o mundo exterior, com a ajuda do
aparelho muscular, chamado, então, de instinto destrutivo, de domínio ou
vontade de poder. Uma parte deste instinto serve à função sexual, constituindo-se
no sadismo propriamente dito. Ocorre que parte deste instinto fica no
organismo, e com a excitação sexual fica libidinalmente presa. É aí nessa
porção presa que se encontra o masoquismo erógeno. É um resíduo componente da
libido que tem por objeto o próprio eu (self) como seu objeto. O sadismo ou
instinto de destruição pode regredir voltando-se para dentro, sendo introjetado
ao invés de ser projetado para fora, produzindo um masoquismo secundário que se
acrescenta ao original.
Por outro lado, não há compreensão
fisiológica de como a libido amansa o instinto de morte. Presume-se que haja
uma fusão dos instintos de vida e de morte, uma amalgamação ampla, de modo que
não há instintos de vida puros, ou instintos de morte puros. E, a partir de
certas influencias pode ocorrer a desfusão dos mesmos. Entretanto, assume-se,
ao sadismo primário corresponde um idêntico masoquismo.
O masoquismo erógeno, por sua vez,
acompanha as fases de desenvolvimento da libido, a oral, a anal, a fálica e a
genital. Na oral, o medo de ser devorado pelo pai; na anal-sádica o desejo de
ser espancado pelo pai; na fálica, a castração como um precipitado organizador;
na genital, situações de ser copulado e dar nascimento, característica da
feminilidade. As nádegas recebem preferência na fase anal-sádica, os seios na
fase oral e o pênis na genital.
Destarte, os masoquistas morais
ofendem a si próprios, sem vínculo com a sexualidade e sem depender de outra
pessoa; o que importa é o próprio sofrimento causado por poderes impessoais ou
circunstâncias; o instinto destrutivo se volta contra o eu (self); apresentam
séria resistência ao analista: “A satisfação desse sentimento inconsciente de
culpa é talvez o mais poderoso bastião do indivíduo no lucro (geralmente
composto) que aufere da doença – na soma de forças que lutam contra o
restabelecimento e se recusam a ceder seu estado de enfermidade” (p.185).
Por conseguinte, para a tendência
masoquista moral o sofrimento neurótico se torna valioso. O esforço terapêutico
de uma neurose pode, por sua vez, soçobrar, se “o indivíduo se envolve na
desgraça de um casamento infeliz, perde todo seu dinheiro ou desenvolve uma
doença orgânica perigosa” (p.186), pois, o que importa é manter um grau de
sofrimento, ainda que substituindo uma forma de sofrimento por outra. Os
pacientes rejeitam a possibilidade da existência de um sentimento inconsciente
de culpa ao lado da consciência de culpa que conhecem. Melhor e mais apropriado
é, então, falar em necessidade de punição.
Porém, a função da consciência é
atribuída ao superego e a consciência de culpa é expressão de uma tensão entre
o ego e o superego. “O ego reage com sentimentos de ansiedade (ansiedade de
consciência) à percepção de que não esteve à altura das exigências feitas por
seu ideal, ou superego” (p.186). A função do ego é a de conciliar as três
instâncias, o próprio ego, o superego e o id, tendo no superego um modelo a
seguir, pois, “esse superego é tanto um representante do id quanto do mundo
externo. Surgiu através da introjeção no ego dos primeiros objetos dos impulsos
libidinais do id – ou seja, os dois genitores.” (p.186)
Neste diapasão, os objetivos sexuais
diretos são desviados e a relação com esses objetos, os genitores, é
dessexualizada, possibilitando a superação do complexo de Édipo; mas o superego
retém a força, a severidade, a inclinação para controlar e punir dos genitores
introjetados, tornando-se duro e cruel contra o ego. O superego, substituto do
complexo de Édipo representa também o mundo externo real, tornando-se modelo
para os esforços do ego. O complexo de Édipo mostra ser, assim, a fonte do
senso ético individual e da moralidade. A imagem dos pais vai sendo desligada e
substituída pela dos professores, autoridades, heróis escolhidos, figuras que
não precisam mais ser introjetadas. Nesta linha, o poder do Destino é a última
figura, mas que pode e deve ser substituída pela dupla, ou par “Razão e
Necessidade” (p.188). Em decorrência, os que se aferram a um Deus, ou Deus e a
Natureza revelam prender-se, ainda, a uma dupla parental a que se vinculam por
laços libidinais.
O ser humano que sofre de masoquismo
moral apresenta uma ultramoralidade da qual não tem consciência, vez que esta é
supersensível e tais indivíduos são moralmente inibidos em alto grau.
Percebe-se, no entanto, uma diferença entre a extensão inconsciente da
moralidade e o masoquismo moral. Na primeira o ego se submete ao sadismo do
superego e na segunda o ego busca punição, seja do superego, seja dos poderes
parentais externos. Em ambos, porém, trata-se de um relacionamento entre ego e
superego (ou poderes equivalentes) com o mesmo resultado, “uma necessidade que
é satisfeita pela punição e pelo sofrimento” (p. 188). Contudo, ao passo que o
sadismo aparece claramente, o masoquismo do ego tem de ser inferido do comportamento
do indivíduo, já que lhe permanece oculto, inconsciente que é.
Este conteúdo oculto do masoquismo
moral pode ser esclarecido se traduzirmos a expressão ‘sentimento inconsciente
de culpa’ por necessidade de punição por um pai, em razão do desejo fantasioso
de ser espancado por ele, ou mesmo, se houver deformação regressiva, de ter,
com ele, uma relação sexual passiva (feminina).
Recorde-se: “A consciência e a
moralidade surgiram mediante a superação, a dessexualização do complexo de
Édipo;” (189). Todavia, através do masoquismo moral há uma regressão, a
moralidade se torna novamente sexualizada e o complexo de Édipo é revivido, em
prejuízo da pessoa e da própria moralidade. O indivíduo pode preservar algum
senso ético ao lado do masoquismo, mas parte da sua consciência dilui-se em seu
masoquismo, originando as tentações de pecar, com a consequente necessidade de
ser punido e castigado pelo Destino. “A fim de provocar a punição deste último
representante dos pais, o masoquista deve fazer o que é desaconselhável, agir
contra seus próprios interesses, arruinar as perspectivas que se abrem para ele
no mundo real e, talvez, destruir sua própria existência real.” (p. 189).
O ambiente cultural pode suprimir o
instinto de destruição contra os outros, provocando a volta do sadismo contra o
eu (self), indo uma parte dele para o ego, intensificando o masoquismo. No
entanto, ocorre que parte do instinto destrutivo que retorna do mundo externo é
absorvido pelo superego, o que aumenta seu sadismo contra o ego. “O sadismo do
superego e o masoquismo do ego suplementam-se mutuamente e se unem para
produzir os mesmos efeitos” (p.189). Explica-se, assim, como a supressão de um
instinto resulta em um sentimento de culpa e torna a consciência tanto mais
severa quanto mais a pessoa se abstém de agredir os outros.
Em conclusão, um homem que evita
agredir pode parecer que está seguindo preceitos éticos e controlando seus
instintos destrutivos. Mas a realidade é a inversa. A primeira renúncia
instintual é forçada pelos poderes externos e é isso que cria o senso ético
expresso na consciência, exigindo ulteriores renúncias ao instinto. O
masoquismo moral prova a fusão dos instintos de vida e morte. Origina-se no
instinto de morte e destruição” (p. 190). Entretanto, como há um componente
erótico, até a autodestruição do indivíduo realiza uma satisfação libidinal.
Este trabalho é um
resumo do texto “O PROBLEMA ECONÔMICO DO MASOQUISMO”, páginas 179 a 190 do
volume XIX da Edição Standard
Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, “O Ego e o Id e
outros trabalhos (1923-1925)” Imago Editora. Rio de Janeiro, 1969. (Resumo
apresentado ao CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos, em 16 de outubro de 2019)
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