JOSÉ DIRCEU



            Acabo de ler a entrevista de José Dirceu à Monica Bergamo nas páginas A6 e A7 da Folha de São Paulo de hoje, dia 20 de abril de 2018. Cinco trechos me chamaram atenção. Vou registrá-los. Mas, antes, quero dizer que conheci o Zé Dirceu em 1965, quando ele foi meu calouro na Faculdade de Direito da PUCSP e pudemos conversar várias vezes antes dele ser preso em 1968, no Congresso da UNE, em Ibiúna. Depois da anistia em 1979 o acaso proporcionou alguns encontros entre nós. Vou comentá-los também porque penso haver coerência na trajetória deste calouro que ganhou poder, dinheiro e fama. Embora, ontem, o TRF-4 tenha mantido a condenação de Dirceu a 30 anos e 9 meses de prisão.

            Pertencemos à mesma geração. Sou de dezembro de 44 e ele do meio de 45. Os anos 60 foram efervescentes. Fidel toma o poder em 59. Kennedy é assassinado em novembro de 1963. A guerra do Vietnã se intensifica com Johnson, a República Dominicana é invadida. No Brasil, depois dos 50 anos em 5 de Juscelino, Jânio renuncia em 61, o parlamentarismo é aprovado, Jango toma posse, o plebiscito lhe devolve a presidência, há intensa campanha pelas reformas de base, os militares tomam o poder em 64, modernizam o país, em 13 de dezembro de 1968 instalam uma ditadura com a edição do Ato Institucional n.5 e reina a paz dos cemitérios até o início da redemocratização do país. Tudo isso se passa no contexto da guerra fria entre EUA e União Soviética. Esta só se dissolveu em 1991, após a queda do muro de Berlim em 1989.

            Éramos jovens, bombardeados por intensa campanha cultural ideológica, de um lado o mundo livre, capitalista, de outro lado, o comunista em suas diversas linhas, a soviética, a chinesa maoísta, a albanesa, a cubana, a trotskista, para ficar nas mais conhecidas. A Igreja Católica, no maior país católico do mundo, condenava o comunismo ateu e o capitalismo “intrinsecamente mau”. E atuava através da Ação Católica, seguida pela Ação Popular, desembocado na Teologia da Libertação e nas Comunidades Eclesiais de Base. Os evangélicos ainda não eram relevantes. Este o contexto em “apertadíssima síntese”, como dizem os advogados!

            Em 1966, meu colega de classe Luiz Gonzaga da Rosa Travassos era o presidente da União Estadual dos Estudantes. A sua sucessão não foi pacífica e criaram-se “duas” UEEs, uma da Ação Popular, com a Catarina Melloni presidente e a outra, da Aliança Libertadora Nacional, uma dissidência do Partido Comunista do Brasil, o famoso PCB ou “partidão”, cabendo a José Dirceu a presidência desta. Aí ele se torna um líder estudantil. Mas tudo termina em 1968, com a prisão de todos em Ibiúna, onde se pretendeu realizar o congresso da União Nacional dos Estudantes.

            Abro um parêntese. O francês Roger Garaudy escreveu que os militantes marxistas viviam as três virtudes teologais dos cristãos: fé no determinismo histórico, esperança no advento do comunismo e caridade, entregando-se de corpo e alma ao partido, cumprindo todos os mandamentos e exigências do líder.

            E agora eu cito Dirceu, respondendo à 17ª. pergunta: “Eu fiz da minha vida praticamente o Lula. E me mantive leal a ele.” Entregou-se ao chefe do partido. E continua: “eu sempre achei que a obra do Lula, a liderança dele, o que ele fez pelo país, compensava qualquer outra coisa”. Uma identificação de pasmar, pois aliena-se no chefe!  Agora cito o fim da resposta à 33ª. pergunta: “Eu tenho confiança de que o fio da história do Brasil não é o fio das forças de direita. O fio da história do Brasil é o fio que nós representamos”. Ou seja, a lei da história não é o imponderável. A história tem um sentido, um fio que eles representam como vanguarda da classe proletária, que um dia derrubará a burguesia e o capitalismo, uma mera questão de tempo. Ainda, a revelar um homem que se alimenta da esperança, diz ao final da 17ª. pergunta: “Mas sempre tenho a ideia de que, se souber levar a prisão, ela pode se transformar numa melhora para você mesmo. De estudo, de pesquisa, de reflexão.”

            Quanto aos ilícitos diz, respondendo à 18ª. pergunta: “o que eu errei? Na minha relação com o lobista... .Ele reformou o imóvel. Eu não paguei. Foi um erro meu. Eu não poderia ter estabelecido essa relação. ... Foi uma relação indevida. Admito. Mas não criminosa.” Ainda, respondendo à 21ª. pergunta: “Eu não deveria ter feito consultoria. Ela cria um campo nebuloso entre meus interesses como consultor e o interesse público”.

            Apenas três comentários, para finalizar. Em 1979 encontrei o Dirceu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Aí ele me disse: “Marcos, vou entrar neste novo partido porque assim a gente sobe ao poder juntos”. Chamou-me atenção a ambição de poder como motivação.

            O segundo, no dia do enterro do jornalista Claudio Abramo, Dirceu disse ao Lula: “o Marcos é meu amigo da faculdade e é a pessoa que mais entende de habitação popular no país”. Incontinenti, Lula me diz: “Marcos, entra no PT através do Zé Dirceu”. Mas, ao nos despedirmos, vi o Lula ir ao rosto da mulher do Dirceu, pegar os óculos escuros dela e colocar nele próprio. Tirou, olhou, colocou nele novamente. Dirceu, mais do que depressa disse ao Lula: “Fique com os óculos”. A mulher do Zé permaneceu calada. Lula entrou no carro que o levara e, vestindo os óculos da mulher do correligionário submisso, pôs a cabeça para fora da janela e acenou para nós. Fiquei chocado com a postura subserviente daquele que se mostrara um corajoso líder estudantil e, obviamente, não aceitei o convite formulado.

            O terceiro comentário a fazer foi no Palácio dos Bandeirantes, enquanto estávamos aguardando a fila para cumprimentar os parentes de André Franco Montoro, velado no saguão da entrada: “Marcos, aprendi a ganhar dinheiro no capitalismo”. Na hora não entendi o porquê desta fala. Só muito depois.

            Como dizia Sartre, “a responsabilidade é individual, não é possível transferir”.  Bem, somos da mesma geração e me realizei no magistério universitário, um trabalho de formiguinha!


           
           
           

Comentários

Unknown disse…
Creio que a ideologia inicial era boa, todavia o poder e a facilidade do sistema induz as práticas ilícitas conduzindo seus dirigentes a verdadeiras armadilhas que resulta na prisão e na desmoralização da pessoa. A política em si é cativante e prazerosa o dificil e mater a ética e a moral dos bons costumes em busca de um ideal conservador em prol da sociedade.

Postagens mais visitadas deste blog

A MELHOR FORMA DE COMBATER A CORRUPÇÃO

OS QUATORZE PRINCÍPIOS DO ART. 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O FUTURO DA DEMOCRACIA, ELETRÔNICA!