PLEBISCITO


Penso que Ferreira Gullar diagnosticou bem, a razão do horror aos políticos, manifestada nas ruas: “eles se tornaram uma casta que se apropriou da máquina do Estado em seu próprio benefício.” (‘A vez do povo desorganizado’, FSP, 30/06/13, p.E10.)


Diante de tal fato, o Ministro Joaquim Barbosa e o ex-Ministro do Ex-Presidente Itamar Franco, Rubens Ricupero, aquele que lançou a moeda Real, propuseram a introdução do recall, instituto jurídico que permite destituir de seu mandato, um parlamentar ou chefe de executivo, através do voto dos eleitores.Estes votam a revogação do mandato do parlamentar ou chefe de executivo, antes do término do mesmo.




Já o Senador Cristóvão Buarque sugeriu a abolição de todos os partidos políticos e seu colega Lindenberg Farias indicou o salário do professor como nova pauta, na seqüência da reivindicação do passe livre. Por sua vez, o cronista Marcelo Coelho fez uma lista de dez conselhos, o primeiro deles, austeridade para os políticos, que deveriam imitar Pepe, o presidente do Uruguai, homem que continua morando na mesma casa, dispensada toda e qualquer mordomia do cargo.


Do Planalto, a Presidente/a Dilma saiu-se com um plebiscito para uma constituinte específica a fim de elaborar a reforma política. Depois de uma aula particular de Direito Constitucional dada pelo Vice Michel Temer, ela abandonou a proposta de constituinte exclusiva e específica, fixando-se na idéia de um plebiscito. Quer que seja realizado, apurado e processado pelo Legislativo até meados de outubro deste ano, a fim de vigorar já na eleição de 2014. É crível?


O pior, entretanto, não é o afogadilho. É o atraso mental. É o raciocínio elaborado segundo categorias da era pré-Iternet. Ora, voto distrital puro ou misto, por exemplo, baseia-se na geografia, na categoria distância. Aliás, Henrique Meirelles, que alguns julgam inteligente, defendeu o voto distrital puro, porque o eleitor se encontra geograficamente perto do eleito e, então, por isso, pode acompanhar mais de perto o representante eleito, cobrando-o. Em face da abolição do conceito de distância promovida pela Internet, o argumento chega a ser pueril. Entanto, aceitando a pauta da Presidente/a, Meirelles ajuda-a a ser levada a sério.


Outro ponto do plebiscito seria saber se o povo quer ou não que os partidos façam ou não coligação vertical nas eleições proporcionais. Aparte saber-se o que vem a ser isto, a Presidente/a fez-se de surda às ruas. Ou melhor, de desentendida. A voz das ruas foi clara como o sol a pino no nordeste, segundo o ex-Ministro Aires Brito, a imagem mais perfeita de claridade. Neste sentido as ruas disseram que não querem partidos políticos. Rejeitaram a partidocracia, o governo das autocracias e oligarquias partidárias, todas antidemocráticas. Claro, se o partido depende de um só ou de poucos, democrático ele não é. E se são eles a mandar, democracia não se terá!


Temos ainda duas distrações. Quem quer eleger senador sem saber quem é, a título de suplente do que é conhecido? A segunda. Quem quer voto aberto no Congresso? Na ditadura o voto era aberto, para os militares controlarem quem votaria contra eles. O voto secreto, à época, foi uma vitória da cidadania democrática, a fim de escapar da intimidação dos militares. Agora, sem o controle deles, quem controla é o povo e o parlamentar tem o dever de expor seu voto. Precisa perguntar?


Quanto ao financiamento de campanha, ele já é misto, uma vez que o tempo de rádio e televisão não custa nada, nem aos partidos, nem aos candidatos, embora os partidos negociem entre si, em dinheiro e cargos, o tempo gratuito a que têm direito. Proibir doações de empresas, sim, dificultaria um pouco a formação de seus lobbies.


De outra banda, lista fechada é reforçar a autocracia e a oligarquia partidárias, antidemocráticas. Certamente os donos dos partidos apreciarão. Logo, perguntar pra quê? Deduzam!


Em conclusão: o plebiscito é um sofisma, o chamado sofisma da petição de princípios. Ele dá como provado aquilo que primeiro teria de ser comprovado, a saber, que o povo quer ser organizado e dirigido através de partidos políticos. E este antecedente lógico não só não esteve presente nas manifestações de rua, como, pelo contrário, recebeu explícita rejeição. “SEEEEM PARTIDOOOO!”, gritaram os jovens e as classes médias, em alto e bom som.


Mas, mesmo que mais de 90 milhões de internautas tenham comentado, entre 20 e 22 de junho, a indignação dos manifestantes, e, mais de um milhão tenham ido às ruas dia 20 do mesmo mês, em todo o Brasil, para protestar contra a corrupção, reivindicando melhorias nos serviços públicos, de que vale isso, podem pensar alguns políticos, se somos 190 milhões, com 40 milhões dependentes do Bolsa Família?


Então, plebiscito neles! Haa, haa, haa...








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MELHOR FORMA DE COMBATER A CORRUPÇÃO

OS QUATORZE PRINCÍPIOS DO ART. 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O FUTURO DA DEMOCRACIA, ELETRÔNICA!